Connect with us

Geral/Mundo

Espiritualidade é importante para a saúde do coração, diz Sociedade Brasileira de Cardiologia

Published

on

Espiritualidade é importante para a saúde do coração, diz Sociedade Brasileira de Cardiologia

Da redação

imagem02-10-2019-23-10-48

imagem02-10-2019-23-10-48

Médicos devem abordar a espiritualidade dentro dos consultórios, definiu a sociedade

No dia 20 de setembro, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma recomendação considerada inédita: de que os médicos devem abordar a espiritualidade com seus pacientes como orientação para prevenir doenças do coração.

A recomendação foi divulgada no documento Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular em congresso da SBC, em Porto Alegre. O texto incluído no documento orienta cardiologistas e médicos em geral sobre a melhor forma de abordar questões de caráter espiritual durante os atendimentos.

A ideia com a recomendação não é orientar o paciente quanto à sua religião, mas dar oportunidade para que se expresse quanto à sua fé e questões espirituais que podem surgir durante o tratamento médico.

De acordo com o documento Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular a “espiritualidade e religiosidade são recursos valiosos utilizados pelos pacientes no enfrentamento das doenças e do sofrimento. O processo de entender qual a relevância, identificar demandas e prover adequado suporte espiritual e religioso, beneficia tanto pacientes como a equipe multidisciplinar e o próprio sistema de saúde” (p. 49).

Sociedade Brasileira de Cardiologia foi fundada em 1943 pelo Dr. Dante Pazzanese com o compromisso de expandir e divulgar o conhecimento na área da cardiologia congregando médicos e profissionais da saúde que tenham interesse pela especialidade. Estimulando a pesquisa e divulgando junto a sociedade civil os aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, sua prevenção e tratamento.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 Noticia Gospel

%d blogueiros gostam disto: